Me recordo que quando criança, durante muito tempo eu queria ser advogada, ao colocar os pés na adolescência eu descobri a moda e então quis ser empresária, dona de uma loja de dois andares.
Aos 16 anos meu primeiro emprego foi com vendas de uma marca de roupas muito conceituada em São Paulo e então resolvi cursar moda. Para cursar moda, o salário de vendedora não custeava as despesas, então iniciei minha carreira como administradora, não existe sonho realizado sem verba disponível.
Sempre tive muito claro que para ser dona de uma empresa, uma marca, uma coleção, qualquer coisa, era importante entender sobre todo o processo, aprendi sendo a gerente mais nova da empresa que estar no topo é ter no mínimo a qualificação ou o entendimento de exercer toda função que está abaixo de você, terminei Moda e fui cursar Marketing. Nesta etapa eu quis entender o mercado e os seus os hábitos de consumo, descobri então a alma do negócio. Com tanta teoria eu vez ou outra aplicava, lancei marcas, coleções, loja online, enfim a prática de tanto aprendizado, e me apaixonei cada vez mais pelos processos.
Quando metade dessa construção aconteceu a internet estava chegando a vida das pessoas, hoje tudo só parece mais simples mas fica aqui o motivo desse texto, o ABC é sempre vital para o sucesso, nessa fase de pandemia observei inúmeras pessoas se arriscando ao empreendedorismo e sinceramente sou apaixonada por essa coragem que muita gente tem na veia, li esses dias que: “o empresário é o empreendedor que deu certo”.
Então para você que se jogou nessa onda de ter renda extra ou uma nova fonte de renda e isso sempre foi o recomendado pelos especialistas financeiros, só se atente ao mar de produtos ou serviços iguais aos seus, pesquise na internet o que está em alta, faça cursos livres e gratuitos que diversos institutos educacionais estão oferecendo (Sebrae, PUC, Senai), pense no diferencial, no porquê o cliente vai chegar até você, não basta ser bom, lembre-se que você se lançou em um mar que é bravo, agitado e competitivo.
Marketing é a alma do negócio, rede socias, algoritmo, interação, você lê tudo isso e pensa: “Eu só queria vender “brusinha tie dye” ou “pegar os doces da minha mãe e chamar de gourmet”, eu gasto R$ X para comprar ou fabricar e vou vender pelo dobro R$ XX e ganho 100% de lucro é simples. Na realidade não é não, peça ajuda para um amigo de administração, algum contador, faça um curso livre na internet sobre planejamento financeiro, DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício.
Acompanhar as finanças é fundamental, outra coisa, seu produto precisa de uma embalagem ótima, um embrulho, um bilhete, qualquer coisa que o faça deixar de ser só um produto dentre tantos outros, isso gera diferencial e custo. Para o seu serviço eu diria foque no pós venda, tem muita empresa ruim de relacionamento, depois que recebe abandona o cliente, não acompanha os resultados, não manda lembrete de vencimento dos serviços, aqui falo como consumidora e como especialista em atendimento ao cliente.
Com uma busca rápida no Google você tem informações ótimas como essas: as vendas de produtos para horta em casa cresceram 450% de março à julho, 1 milhão de artigos eróticos foram vendidos, os fornecedores de descartáveis para Delivery também tiveram motivos para comemorar. Do outro lado da balança as estatísticas de queda de venda e fechamento de comércios, não vou listar com muita ênfase que o intuito aqui é a positividade, é reforçar que antes de empreender você precisa se informar, pesquisar, e se você vai fazer um investimento alto em um negócio e tem “bala na agulha” para isso, contrate uma boa agência de Marketing e alguns profissionais lhe auxiliarão na tomada de decisões.
Sttephany Bai é microempresária no ramo de administração de condomínios, Bacharel em Propaganda e Marketing, cursou Moda, e algum dia ainda vai explicar a diferença entre “Propaganda” e “Marketing”.
Está muito otimista, mas desistiu de vez da yoga, começou a fazer legumes assados e recomenda!
Cozinhar é o mood da moda.
Bem legal… gostei do artigo…!!!
Ficamos felizes que gostou Anderson! Esperamos que volte mais vezes para conferir nossos novos posts, com novos assuntos envolventes e relevantes pra você.
Sem dúvida todos esses detalhes, são responsáveis pelo bom êxito no empreendimento.
🙂