No Universo Corporativo existem diversas metodologias para que uma empresa consiga resolver os seus então problemas.
Primeiramente, vale lembrar que: Uma empresa sem nenhum problema, simplesmente não existe!
Quanto à isso, o que diferencia uma empresa da outra é a sua tratativa para resolução de problemas. Se os ignora, ou se realmente atua no esforço de eliminar ou diminuir a repetição de seus problemas.
Abaixo cito 2 metodologias bem conhecidas para resoluções de problemas nas empresas, são elas:
Metodologia de investigação Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa
Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe (por seu desenho sem preenchimento lembrar uma espinha de peixe), é uma metodologia que é utilizada para mapear-se as causas raiz de um determinado problema.
Compreende basicamente no ato de ordenar agrupada mente uma lista de possíveis causas e possíveis efeitos para cada uma dessas causas.
Os grupos utilizados para fazer esse agrupamento são:
Mão de Obra = Pessoas / Fator Humano
Medida = Falta ou Erro no Controle de Números para o Acompanhamento do Resultado Esperado
Máquina ou Equipamento = Falta ou Erro na Ferramenta Utilizada
Materiais = Falta ou Defeito nos Recursos Necessários para o Resultado Desejado
Meio Ambiente = Espaço Físico não Adequado
Método = Forma de Execução não Adequada
Veja abaixo o exemplo do desenho do Diagrama de Ishikawa em branco. Não lembra mesmo uma espinha de peixe?
Veja abaixo o exemplo de um Diagrama de Ishikawa preenchido:
Mapeados todas as possíveis causas e efeitos que poderiam ter levado ao problema, vem o momento de entender quais deles realmente interferiram na ultima vez que o problema ocorreu de fato.
Por fim, mais que mapeá-los e identifica-los é preciso atuar e corrigir ou criar formas de prevenir a identificação antecipada da repetição das causas encontradas para que na próxima execução a causa seja corrigida antes mesmo do acontecimento do problema e a empresa tenha que sofrer novamente seus consequentes efeitos.
Método de investigação 5 Porquês
A ferramenta da qualidade 5 porquês é mais simples, mas não menos eficiente.
Ela parte do princípio do aprofundamento em torno de uma questão, tentando extrair a causa raiz do problema de maneira mais profunda.
É muito usada quando se deseja melhorar a qualidade dos resultados de uma empresa e proceder com a melhoria contínua dos processos.
Foi criada por Taiichi Ohno, nos anos 50. Ele trabalhava na Toyota e percebeu a necessidade de melhorar a qualidade dos produtos da empresa para atender às necessidades dos clientes.
A execução desta metodologia é feita questionando-se por quê determinado problema acontece, de maneira consecutiva, por cinco vezes.
Depois de 5 perguntas, Ohno acreditava que já se teria chegado à verdadeira causa raiz do problema, podendo-se tomar as devidas providências para eliminá-la e criar um processo que garantisse a qualidade das entregas.
A aplicação metodologia e ferramenta da qualidade 5 porquês é especialmente indicada para problemas de poucas variáveis.
Quando os problemas se tornam mais complexos, as análises de diversos outros fatores se tornam necessárias, não sendo suficiente este método para identificar problemas, neste caso a espinha de peixe é a metodologia indicada.
Abaixo um exemplo da metodologia sendo utilizada:
Então Qual é o Grande Desafio?
Mesmo colocando em prática todas essas metodologias, uma empresa não está totalmente isenta de ter e continuar com problemas. Pelo simples fato de muitas das vezes não ser capaz de identificar ou até mesmo admitir que um problema existe, seja por qual for o motivo.
Para clarear nosso entendimento, por definição, tudo que aconteceu “fora do esperado” em qualquer dos diversos processos de uma empresa, é um problema e precisa ser analisado e corrigido.
Da Empresa para a Vida
Bem como no Universo Corporativo, em nossas vidas também devemos entender nossos problemas e investigar a suas várias possíveis causas, muitas vezes nos perguntando repetidas vezes “mas porquê?” e não apenas sair dando conta de seus efeitos (sintomas ou dores que os nossos problemas causam).
Atuar na dor ou no sintoma de um problema, ou seja, apenas em seu efeito e não na sua causa raiz, não vai eliminar a repetição do problema de nossas vidas, apenas diminuir momentaneamente as consequências que o problema está nos causando, o problema em si vai continuar existindo e se repetindo, causando apenas mais prejuízo e dor.
Assim como com as empresas, não existem pessoas com zero problemas!
Em nosso dia a dia, envolvidos em emoção e por vezes cegos pela repetição de nossos atos cotidianos já tão bem conhecidos, também é bem difícil identificar ou reconhecer que problemas existem, mais difícil ainda parar para lista-los e para analisa-los profundamente, para daí então atuar em suas reais causas raiz.
Por isso mais importante que saber que temos métodos adequados e conseguimos resolver problemas, é estarmos verdadeiramente dispostos e realizarmos o ato de parar para aceitar e entender a lista de problemas que temos.
E você já pensou nas causas e nos porquês de seus problemas? Está agindo para solucioná-los? O dia é hoje!
Jairo Pereira trabalhou na Área de Qualidade e Processos de empresas metalúrgicas, pesagem industrial e de saúde.
No momento está bem cansado de problemas, e prefere tirar fotos, mas um a um enfrenta todos os seus problemas conhecidos.
Também acredita na frase: “O maior problema, é não saber que eu tenho um problema.”
Parabéns pelo conteúdo.
Em todos desafios precisamos estarmos atentos a identificar sua real causa e focarmos na decisão e resolução do desafio.
Obrigada por compartilhar.
Muito bom conteúdo, assim como adiar o problema e ele somente cabe a crescer.